ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância

http://www.andi.org.br/

Saiba tudo sobre a situação da criança no mundo. Clik aqui para traduzir o Blog. Obrigado.

Clik para ouvir !!!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Estresse na infância pode encurtar a vida em até 15 anos, diz estudo

Crianças que enfrentam dificuldades na infância, incluindo negligência ou abuso dos pais, parecem ter menor expectativa de vida do que as outras, segundo recente estudo da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos. De acordo com os autores, crianças que vivem múltiplos traumas psicológicos, como a perda dos pais e a violência domestica, podem desenvolver ansiedade e depressão, que encurtariam sua vida em até 15 anos.
Apresentados neste mês na Convenção da Associação Americana de Psicologia, os resultados indicaram que as pessoas que haviam sofrido adversidades na infância apresentavam um maior encurtamento dos telômeros - extremidade dos cromossomos que reduzem com o envelhecimento - e maiores níveis de marcadores inflamatórios no sangue. E isso ocorria independentemente da idade, gênero, índice de massa corporal, níveis de exercícios e qualidade do sono.

“Nossa última pesquisa mostra que adversidades na infância lançam uma longa sombra sobre a saúde de alguém e pode levar à inflamação e ao envelhecimento celular muito mais cedo do que para aqueles que não experimentam esses eventos”, destacou a pesquisadora Janice Kiecolt-Glaser. “A inflamação, com o tempo, pode levar à doença cardiovascular, osteoporose, artrite, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer”, concluiu.

Escrito por Leandro Perché

Nenhum comentário:

Postar um comentário