ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância

http://www.andi.org.br/

Saiba tudo sobre a situação da criança no mundo. Clik aqui para traduzir o Blog. Obrigado.

Clik para ouvir !!!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Coreano-americano de 13 anos quer propor "floresta da paz" entre Coreias

DA ASSOCIATED PRESS
Um sul-coreano-americano de 13 anos viajaria ontem à reclusa Coreia do Norte para tentar um encontro com seu líder, Kim Jong-il, e sugerir-lhe construir uma "floresta da paz para crianças" na zona desmilitarizada entre as duas Coreias, que vivem um momento político tenso.

Jonathan Lee, nascido na Coreia do Sul mas criado nos EUA, foi de Ridgeland, Mississippi, a Pequim, de onde pretendia voar ontem com seus pais para Pyongyang.

Jonathan disse que quer entregar uma carta a Kim propondo a criação de uma floresta com "árvores frutíferas e castanheiras onde as crianças possam brincar" na zona desmilitarizada -uma das áreas mais fortemente protegidas do mundo e que desde 1953 separa a península Coreana. Há tropas dos dois lados da zona, bem como minas terrestres.

Sua mãe, Melissa, admite que a ideia "parece loucura". "Supostamente é seguro, mas estou um pouco nervoso", disse Jonathan.

A visita ocorre em meio a tensões entre as Coreias -tecnicamente ainda em guerra, apesar de manterem um cessar-fogo. O Sul acusa o norte de ter afundado um navio seu em março -o que o Norte nega- e de capturar um pesqueiro sul-coreano.

Os EUA não mantêm relações diplomáticas com o Norte, alvo de sanções da ONU por seu programa nuclear.

A família Lee disse que se inscreveu como "delegação especial" para obter visto ao país, com ajuda do embaixador norte-coreano na ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário