free counters
ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância

http://www.andi.org.br/

Saiba tudo sobre a situação da criança no mundo. Clik aqui para traduzir o Blog. Obrigado.

Clik para ouvir !!!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Estudo diz que 250 crianças morreram em orfanatos búlgaros na última década

Sofia, 20 set (EFE).- De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira sobre os centros de abrigo da Bulgária, 250 crianças abandonadas pelos pais e acolhidas em orfanatos públicos do país morreram na última década, a maioria deles vítimas das más condições higiênicas, da fome e de doenças.
"Os dados supõem 25 casos mortais de crianças a cada ano entre 2000 e 2010. Pelo menos 75% destas mortes poderiam ter sido evitadas", disse à Agência Efe Margarita Ilieva, vice-presidente da seção búlgara da ONG Comitê de Helsinque, autora do estudo.

Segundo Ilieva, "a pesquisa permite rejeitar a mentira de que as crianças morrem por causa de suas incapacidades e doenças".

O relatório se baseia em uma inspeção realizada em 23 centros sociais públicos de todo o país, que abrigam atualmente 1.300 menores de idade.

Além disso, foram detectados casos de maus tratos por parte dos funcionários dos abrigos e episódios de abusos sexuais entre os próprios menores.

A Procuradoria Geral da Bulgária já abriu uma investigação sobre 166 dos casos denunciados pelo Comitê de Helsinque.

"Nos centros sociais para crianças incapacitadas continua sendo habitual a desnutrição, as pressões e a tortura psicológica. As crianças são amarradas a camas e cadeiras de rodas, além de tranqüilizantes perigosos que são administrados", disse Ilieva, que acrescentou que durante as inspeções foram descobertos mais de 100 menores desnutridos que correm risco de falecer.

Em geral, a ONG denunciou que as terríveis condições de miséria e higiene em todos os centros favorecem a contínua aparição de doenças infecciosas, entre elas a hepatite, que também contribuem para a alta mortalidade entre as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário