free counters
ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância

http://www.andi.org.br/

Saiba tudo sobre a situação da criança no mundo. Clik aqui para traduzir o Blog. Obrigado.

Clik para ouvir !!!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Excesso de peso antecipa a puberdade

Gordura pode sinalizar para o cérebro que a criança é mais velha, iniciando o processo de amadurecimento

Números de pesquisa brasileira mostram que 24% das mulheres têm primeira menstruação antes dos 12 anos

GABRIELA CUPANI

JULLIANE SILVEIRA

DE SÃO PAULO

Sobrepeso e obesidade na infância podem adiantar o surgimento dos primeiros sinais da puberdade.

Quanto maior a velocidade de crescimento e o peso nos primeiros anos de vida -especialmente com um ano e meio e aos três anos e meio- maior o risco de a primeira menstruação ocorrer antes dos 12 anos de idade.

O dado é de uma pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (RS), que acompanhou mais de 2.000 mulheres desde o nascimento. Dessas, 24% menstruaram antes de completar 12 anos.

A obesidade é mais uma explicação para um fenômeno observado pelos especialistas nos últimos anos: os sinais de amadurecimento do corpo têm aparecido mais precocemente.

Dados internacionais indicam uma antecipação de três a quatro meses por década.

No Brasil, um estudo da USP mostra que, em 1971, a idade média da primeira menstruação era de 13,2 anos; em 1999, caiu para 12,1. Em 1900, a média de idade era de 15 anos.

O EFEITO DA GORDURA

Segundo os autores do estudo de Pelotas, o excesso de peso sinalizaria para o cérebro que a criança é mais velha e que já estaria na hora de enviar sinais para transformar o corpo.

Outra explicação é que o tecido gorduroso produz e transforma hormônios que estimulam o amadurecimento sexual e antecipam os sinais da adolescência.

"Observa-se uma aceleração secular do crescimento e uma das causas é a melhor alimentação", diz a hebiatra Debora Gejer, do serviço de saúde do adolescente do Hospital Sírio-Libanês.

A erotização da infância também é apontada como responsável pelo fenômeno.

"Vejo um aumento no número de casos, não só pelo desenvolvimento físico mas também pelo comportamento. Falamos de meninos e meninas que já beijaram aos dez anos", diz Maurício de Souza Lima, hebiatra do Hospital das Clínicas de SP.

Mas a hipótese da erotização como causa da puberdade antecipada é polêmica.

Jeovany Martinez, epidemiologista responsável pela pesquisa de Pelotas, diz que há trabalhos mostrando que meninas que assistem à TV menstruam mais cedo, até pelo contato com o erótico.

Ainda assim, há outras interpretações para isso. "Quem é mais gordinho faz menos exercícios e assiste mais à TV, e isso pode estar ligado à puberdade", afirma.

QUANDO É DOENÇA

O excesso de peso também ajuda a desencadear a puberdade precoce, uma condição diferente da simples antecipação do processo.

Trata-se de uma doença que ocorre quando os sinais aparecem antes dos oito anos nas meninas e antes dos nove nos meninos.

Isso pode levar a problemas físicos, como baixa estatura. Por isso, a doença deve ser investigada pelo médico e, se for o caso, interrompida com o uso de medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário