free counters
ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância

http://www.andi.org.br/

Saiba tudo sobre a situação da criança no mundo. Clik aqui para traduzir o Blog. Obrigado.

Clik para ouvir !!!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Justiça Chilena aguarda documento do Vaticano sobre caso de pedofilia

Ag. Angola Press
Santiago do Chile - A juíza chilena Jéssica González declarou nesta terça-feira que espera uma resposta oficial do Vaticano para poder encerrar a investigação que revisa as acusações contra o padre Fernando Karadima por abusos sexuais.

 A magistrada considerou que, seis meses após a solicitação da exortação internacional de acesso à investigação eclesiástica, já é tempo de receber o documento da Santa Sé.

 "Não chegou a mim a resposta da exortação internacional a respeito do que se solicitou em Maio, e há algumas pessoas citadas que é o que ainda vai ficando pendente, e ambas as partes têm conhecimento do sumário", afirmou.

 O documento, solicitado em Maio, trata da compilação da investigação empenhada pela Igreja Católica que neste ano condenou Karadima a uma vida de oração e retiro por causa de abusos sexuais e de poder.

 González também solicitou ao Vaticano a intervenção da Pia União Sacerdotal, do seminário local, que manejava grandes quantidades de dinheiro.

 "Não posso encerrar o sumário se não chega a mim a exortação internacional", justificou, indicando que, "se demorar muito, teria que pedir explicações".

 Além de ser penalizado na Igreja Católica, Karadima também foi acusado e processado na Justiça chilena após testemunhos de quatro vítimas, hoje adultas.

 Na época dos crimes, ele era responsável pela Igreja do Sagrado Coração de El Bosque e um dos sacerdotes mais influentes dos anos 1980 como formador de outros religiosos, entre eles cinco bispos actuais.

 As denúncias comoveram a sociedade chilena e levantou críticas contra a hierarquia católica do país, que a acusavam de não ter feito nada quando as denúncias foram feitas, em 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário