free counters
ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância

http://www.andi.org.br/

Saiba tudo sobre a situação da criança no mundo. Clik aqui para traduzir o Blog. Obrigado.

Clik para ouvir !!!

sábado, 20 de março de 2010

Vítimas criticam resposta do papa a abusos contra menores: O Papa errou ao não pedir a renúncia do primaz da Igreja Católica irlandesa, o cardeal Sean Brady.

20/03/2010 - 11h13


Em Dublin
Os grupos de vítimas de abusos sexuais cometidos por padres pedófilos na Irlanda se declararam decepcionados com o conteúdo da carta pastoral em que o papa Bento XVI comenta o assunto.

Na opinião de Lewis, o principal alvo do papa na carta são os padres irlandeses do baixo clero.

Ela também achou que o pontífice, além de ter se esquecido de reconhecer a responsabilidade do Vaticano nos abusos sexuais contra menores cometidos na Irlanda e no resto do mundo, errou ao não pedir a renúncia do primaz da Igreja Católica irlandesa, o cardeal Sean Brady.

Outra vítima dos abusos sexuais, Andrew Madden, afirmou em nota que a Carta "não aborda este assunto com total seriedade".

"O contexto é, certamente, inadequado, já que, por definição, uma carta pastoral é dirigida apenas aos católicos praticantes e, portanto, faz caso omisso de muitas outras pessoas que se viram afetadas por esta questão", explicou Madden.

"Como prevíamos, a carta também não aborda nenhum dos assuntos que eu e outros grupos apresentamos no mês passado em nossa carta aberta ao papa", acrescentou.

Esse texto, além de desculpas, pedia que o Vaticano reconhecesse sua culpa nos casos e que o papa aceitasse a renúncia de vários integrantes do alto clero irlandês, inclusive a do cardeal Brady.

"Uma carta pastoral não é a maneira de dar uma resposta aos relatórios de Ferns, Ryan e Murphy, que tratavam de violações, maus-tratos e abusos sexuais contra crianças cometidos por padres e religiosos neste país e que foram ocultados pelas autoridades da Igreja", concluiu Madden.

Igreja Católica irlandesa agradece ao papa Bento 16 por carta sobre abusos sexuais


Com carta, igreja reconhece o problema dos abusos sexuais, diz especialista

Papa expressa 'vergonha' por crimes de pedofilia e critica Igreja Católica da Irlanda

"Sentimos que a carta fica aquém (das expectativas) na hora de abordar as preocupações das vítimas", disse Maeve Lewis, diretora-executiva da One in Four.

Nenhum comentário:

Postar um comentário