É manhã deste sábado e um recenseador da FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE bateu na porta de uma casa em São Paulo.
Convidei-o à entrar, sentamo-nos à mesa da sala e começamos a conversar sobre algumas questões relacionadas ao imóvel.
Após, começaram as perguntas!
Ao ver muitas crianças na casa, ele primeiro perguntou se ali era uma creche e eu disse que se tratava de uma casa acolhedora de crianças.
Então ele digitou naquela maquininha e não encontrou nenhum retorno, novamente ele me perguntou se era uma escola!
Disse que talvez fosse melhor digitar a palavra instituição e mesmo assim a maquininha não encontrou resposta.
Para apelar disse para digitar a mais horrível palavra que detesto pronunciar que é "Orfanato".
Nada, nem orfanato o censo foi capaz de reconhecer.
O recenseador perguntou quem residia naquela casa, então prontamente disse que ali residiam as crianças, enquanto o juiz da vara da criança cuidava dos processos.
Ele perguntou se o responsável residia na casa e eu informei que numa instituição as únicas pessoas que podem residir são as crianças que se encontram abrigadas.
Ele então disse que a maquininha não poderia registrar nada, pois se não existir uma pessoa responsável que more no local, não é possível fazer qualquer registro.
Então perguntei se o Censo não registrará a existência de casas abrigos e conseqüentemente, a existência da quantidade de crianças abrigadas no Brasil.
Ele me informou que da forma como que está feito o programa, não será registrado.
Eu sei que recentemente o Conselho Nacional de Justiça, mandou fazer uma pesquisa com o objetivo de conseguir o número exato de crianças abrigadas no Brasil, uma vez que o número divulgado oficialmente mostra que são 80 mil, o que considero totalmente fora da verdade.
E agora vem o Censo e não registra nada.
O que está ocorrendo? Será que o recenseador não sabia usar a maquininha ou realmente o sistema não está preparado para este tipo de registro.
PS- Só para ficar registrado: Ao final da entrevista a casa ficou registrada como "Ninguém reside no local".
COM A PALAVRA AS AUTORIDADES RESPONSÁVEIS PELA PESQUISA NO BRASIL...
Ed
Nenhum comentário:
Postar um comentário